Mastodon vai bater de frente com o Twitter? Conheça a rede social que ganhou mais de 2,5 milhões de usuários em pouco menos de 1 mês!

O Twitter vem passando por diversas polêmicas depois que Elon Musk se tornou CEO e dono da rede social e para os insatisfeitos com o pássaro azul algumas alternativas têm surgido no mercado e a principal é a rede social de código aberto Mastodon que ganhou mais de 2 milhões de usuários no mês de novembro após os bloqueios e suspensão de usuários feitos pelo próprio Twitter ao compartilharem e indicarem concorrentes a plataforma.

PUBLICIDADE

Como funciona o Mastodon?

A Mastodon é a principal comunidade do “Fediverso”, uma rede que abrange diversas mídias sociais de códigos abertos sem tanto reconhecimento como o instagram, twitter, facebook e youtube. Isso significa que uma simples conta no Fediverso garante acesso a diferentes comunidades e plataformas incluindo a Mastodon que se assemelha bastante ao Twitter e vem se tornando uma opção interessante e ganhando novos usuários.

PUBLICIDADE

Como criar uma conta na Mastodon?

Existem duas opções para criar sua conta a primeira delas é usando o aplicativo que você pode baixar gratuitamente na loja apps do seu smartphone e acessando o site mastodon.social, ao clicar em criar conta você seleciona um dos servidores e preenche os campos com nome de usuário, e-mail e senha e clicar em criar, após isso acesse a caixa de emails e clique no link enviado e sua conta será criada com sucesso, caso não receba o email de verificação confira a caixa de spam.

Desvantagens da nova rede social

Devido ser uma plataforma sem foco em publicidade e anúncios, a interface e qualidade de servidores deixam a desejar e junto ao crescimento de usuários alguns problemas estão ocorrendo logo no cadastro com alguns servidores estáveis muitos usuários relataram não conseguir acessar a rede social, por outro lado empresas como Firefox e Tumblr pretender apoiar o projeto e desenvolver suas comunidades dentro do Fediverso.

Qual será o futuro do Twitter?

Toda mudança tem seu período de adaptação e a chegada do novo CEO causou instabilidades, regras e banimentos tem deixado seguidores insatisfeitos porém vale lembrar que o Twitter possui mais de 230 milhões de usuários  e gera uma gigantesca receita com publicidade e anúncios e apesar do surgimento de novas mídias sociais semelhantes, nenhuma delas apresenta condições de disputa com o pássaro azul.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*