Veja como transformar sua TV em smart com apenas um dispositivo e sem gastar muito

Você já pensou em ter acesso a aplicativos como Netflix, YouTube, Spotify e outros na sua TV antiga? Pois saiba que isso é possível com apenas um dispositivo que transforma qualquer TV em smart. Neste artigo, vamos explicar como funciona esse aparelho, quais são as vantagens e desvantagens, os equipamentos necessários e como adaptar TVs que não têm entrada HDMI. Confira!

PUBLICIDADE

 

O que é um dispositivo smart?

Um dispositivo smart é um aparelho que se conecta à internet e permite acessar conteúdos online na sua TV. Existem vários modelos no mercado, como o Chromecast do Google, o Fire TV Stick da Amazon, o Roku Express e o Mi TV Stick da Xiaomi. Esses dispositivos são pequenos e se encaixam na entrada HDMI da sua TV, transformando-a em uma smart TV.

PUBLICIDADE

 

Quais são as vantagens e desvantagens de usar um dispositivo smart?

As vantagens de usar um dispositivo smart são:

  • Você pode assistir a filmes, séries, vídeos, músicas e outros conteúdos online na sua TV, sem precisar de um computador ou celular.
  • Você pode controlar o dispositivo pelo seu smartphone ou pelo controle remoto que acompanha alguns modelos.
  • Você pode espelhar a tela do seu celular ou computador na sua TV, podendo ver fotos, jogos, documentos e outros arquivos na tela grande.
  • Você pode economizar dinheiro, pois um dispositivo smart é mais barato do que comprar uma smart TV nova.

As desvantagens de usar um dispositivo smart são:

  • Você precisa ter uma boa conexão de internet para aproveitar os conteúdos online sem travamentos ou interrupções.
  • Você precisa ter uma tomada próxima à sua TV para ligar o dispositivo, pois ele precisa de energia elétrica para funcionar.
  • Você pode ter problemas de compatibilidade com alguns aplicativos ou formatos de arquivos, dependendo do modelo do dispositivo e da sua TV.
  • Você pode ter dificuldades para configurar ou atualizar o dispositivo, caso não tenha familiaridade com tecnologia.

 

Quais são os equipamentos necessários para usar um dispositivo smart?

Para usar um dispositivo smart, você precisa basicamente de três equipamentos:

  • Uma TV com entrada HDMI. A entrada HDMI é um tipo de conexão que transmite áudio e vídeo em alta qualidade. Ela é encontrada na maioria das TVs modernas, mas se a sua TV for muito antiga, talvez ela não tenha essa entrada. Nesse caso, você vai precisar de um adaptador, como explicaremos mais adiante.
  • Um dispositivo smart. Como já mencionamos, existem vários modelos no mercado, com diferentes preços e funcionalidades. Você deve escolher o que melhor atende às suas necessidades e preferências. Alguns dispositivos vêm com controle remoto, outros podem ser controlados pelo celular. Alguns têm mais aplicativos disponíveis, outros têm menos. Pesquise bem antes de comprar o seu.
  • Uma rede Wi-Fi. O dispositivo smart precisa se conectar à internet para acessar os conteúdos online. Por isso, você precisa ter uma rede Wi-Fi em casa, com uma boa velocidade e estabilidade. Se a sua internet for lenta ou instável, você pode ter problemas para assistir aos conteúdos online.

 

Como adaptar TVs que não têm entrada HDMI?

Se a sua TV não tem entrada HDMI, não se preocupe. Você ainda pode usar um dispositivo smart com ela. Para isso, você vai precisar de um adaptador HDMI para RCA ou HDMI para VGA. Esses adaptadores permitem conectar o dispositivo smart à sua TV por meio de cabos coloridos (RCA) ou por meio de um cabo azul (VGA). Esses cabos normalmente já vêm com a sua TV antiga.

Para usar o adaptador, basta seguir os seguintes passos:

  • Conecte o dispositivo smart à entrada HDMI do adaptador.
  • Conecte o cabo de energia do adaptador a uma tomada próxima à sua TV.
  • Conecte os cabos RCA ou VGA do adaptador às entradas correspondentes da sua TV.
  • Ligue a sua TV e selecione a fonte de entrada adequada (RCA ou VGA).
  • Configure o dispositivo smart seguindo as instruções na tela.

Pronto! Agora você já pode aproveitar os conteúdos online na sua TV antiga.

 

Conclusão

Neste artigo, mostramos como transformar qualquer TV em smart com apenas um dispositivo e sem gastar muito. Explicamos o que é um dispositivo smart, quais são as vantagens e desvantagens, os equipamentos necessários e como adaptar TVs que não têm entrada HDMI. Esperamos que você tenha gostado e que possa desfrutar de uma nova experiência na sua TV.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*