3 dicas para deixar o Celular mais rápido!

Um smartphone lento pode ocorrer devido diversos motivos, sejam excesso de arquivos, aplicativos funcionando em segundo plano, software desatualizado, bloatwares dentre outros. Neste guia você vai conhecer 3 dicas de como otimizar seu celular sem precisar instalar nenhum aplicativo, identificando problemas comuns que estão deixando seu celular lento, vamos às dicas.

PUBLICIDADE

1° Libere espaço na memória do celular.

Uma dica óbvia mais que não é levada muito em consideração, imagine que a memória do seu celular seja uma mala, quanto mais cheia mais pesada será para processá-la, o mesmo acontece no seu dispositivo, quanto mais arquivos estão armazenados serão necessários mais processamento e utilização da memória RAM pois embora não estejam sendo utilizados no momento estes arquivos são pré carregados para futuro uso.

PUBLICIDADE

Ok, mas como encontrar arquivos e liberar memória? Acesse o aplicativo gerenciador de arquivos e selecione a vá opção que separa os arquivos por tipos, geralmente essa opção exibe a quantidade de memória ocupada por cada tipo, em seguida localize os itens que você não utiliza e remova os, é interessante verificar pastas de downloads, vídeos e fotos e arquivos de backup que o WhatsApp realiza diariamente na memória interna. Se os arquivos que ocupam a memória são importantes e você não pode perdê-los, realize um backup para a nuvem no google drive, no caso de fotos e vídeos utilize o google fotos onde você tem até 15 GB de armazenamento gratuito.

2° Otimize o sistema com configurações avançadas.

O sistema Android possui uma função de configuração avançada oculta, porém bastante conhecida, a opção de desenvolvedor, se você não sabe como encontrar essa opção basta ir nas configurações selecionar a opção “Sobre o telefone” em seguida na opção “Número de compilação” clique 7 vezes até aparecer uma mensagem confirmando a ativação da opção de desenvolvedor, volte a tela inicial das configurações e procure esta opção.

Ao acessar as configurações de desenvolvedor você precisa modificar poucas opções, a primeira delas são as animações na categoria desenho, desative todas as escalas de animações, com isso todas as animações e transições ao abrir apps e selecionar opções serão desativadas. Na categoria apps você pode configurar o limite de em segundo plano que por padrão está configurado em limite padrão, configure para no máximo 2 e marque a opção “Não manter atividades” onde o app será encerrado automaticamente ao sair. Lembrando que se você não gostar das modificações é só desmarcar essas opções ou então desativar as configurações de desenvolvedor.

3° Utilize versões leves de aplicativos

Grande parte dos apps de redes sociais e streaming possuem versões lites, onde exigem menos consumo de memória e bateria, outra sugestão é desinstalar todos os aplicativos que você raramente utiliza e que não são essenciais, como exemplo os apps que vem instalado de fábrica, mesmo que não seja possível desinstalar direto pelo celular desative-os e tenha uma melhora considerável no desempenho do seu smartphone.

Conclusão!

Essas foram as dicas de hoje, são bem simples de serem realizadas e vão funcionar em qualquer smartphone Android, se você não gostou e quer restaurar alguma configuração basta desmarcar as opções sugeridas. Mas antes de partir e começar a otimização deixe seu comentário com o modelo do seu celular que em breve vou trazer novos guias com novas dicas para evitar travamentos em alguns modelos específicos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*